04/07/2011 às 13:12 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:55

Mensagem do Presidente

O principal compromisso do Secovi/Zona Sul desde a sua fundação em 1994 foi e continua sendo se articular com a categoria econômica que representa. Com o lançamento deste site, estamos reforçando este compromisso e dando um passo importante para ampliarmos a comunicação com nossos associados e a comunidade.

Além de divulgar as ações e serviços do Sindicato, deixando clara nossa postura como entidade representativa das imobiliárias e condomínios edilícios da Zona Sul do Rio Grande do Sul, a nossa página institucional incluirá notícias sobre o mercado imobiliário. Por meio delas, queremos estabelecer também um vínculo com os proprietários, investidores, locadores e locatários de imóveis que se interessam por assuntos ligados à administração de condomínios, locação e comercialização de imóveis para moradia, trabalho e investimento.

Passado o auge da valorização dos imóveis no país, 2013 deverá se caracterizar pela regularidade nos preços das unidades habitacionais, oportunizando um ambiente mais tranqüilo para quem compra e vende este bem essencial aos brasileiros de todas as faixas de renda. Na avaliação da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci-Brasil), o aumento de preços dos imóveis deverá ficar mais equilibrado com a inflação setorial- o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC).

A manutenção dos juros baixos nos financiamentos imobiliários com amplo prazo de pagamento e a continuidade do programa federal Minha Casa, Minha Vida deverão sustentar o aquecimento da busca por imóveis, especialmente em cidades gaúchas de nossa jurisdição sindical, como Rio Grande, Pelotas e Rio Grande do Norte, carentes de novos lançamentos imobiliários pelos investimentos do pólo naval, que atrai trabalhadores de outros estados brasileiros.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta para o setor um crescimento de 4% em 2013, diante do acréscimo de 2,5% registrado em 2012. Conforme o Sinduscon/RS, a construção civil gaúcha também deverá apresentar uma expansão de 3% a 4% neste novo ano.

Feliz 2013 a todos, em especial ao Sistema Fecomércio/RS que alicerçou a construção deste site.

Sobre o Sindicato

Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul