08/07/2011 às 15:53 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:55

Maioridade Sindical aos 18 anos

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios e Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul (Secovi/Zona Sul) foi fundado em dia 7 de julho de 1994, com o respaldo financeiro do Secovi/RS e a iniciativa de um grupo de 22 empresários do mercado imobiliário de Pelotas, liderado por Suzana Cortez Balreira e Sérgio Abreu Neves. A sua criação para fins de organização, coordenação e proteção legal da categoria econômica da região coincidiu com a conquista do título de Tetracampeão da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira de Futebol e a entrada em circulação no país de uma nova moeda- o Real, equivalente a 2.750 cruzeiros. Naquela época, devido aos juros altos e a inflação acumulada de 916,50%, guardar cruzeiros e fazer crediário era um péssimo negócio. O brasileiro era instruído a preencher cheque em real sem erros.

Transcorridos 18 anos, o Real ainda é a moeda nacional, a tecnologia facilitou a expansão do cartão de crédito, o talão de cheques está caindo em desuso nos pontos comerciais, o brasileiro utiliza financiamento imobiliário para a compra da casa própria, o Brasil se prepara para sediar a próxima Copa do Mundo e o Secovi Zona Sul adquiriu autonomia administrativa e financeira para assegurar a prestação de serviços às imobiliárias do Sul do Estado, como pretendeu Flávio José Gomes ao abrir mão, naquele ano, de parte da territoriedade do Secovi/RS em favor do novo Sindicato. Gomes é o Patrono do Secovi Zona Sul e na época presidia o sindicato gaúcho.

ABRANGÊNCIA- Sediado em Pelotas, na Rua 7 de Setembro, 274, sala 404, 4º andar, o Secovi/Zona Sul abrange 19 municípios da região Sul do Estado- Bagé, Canguçu, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Arroio Grande, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Turuçu. O Secovi/Zona Sul atua na defesa dos interesses e propósitos dos associados, mantendo as suas ações integradas à vida social, econômica, financeira e política das comunidades em que está inserido. Atualmente o Sindicato é presidido por Gabriel de Oliveira Souto Júnior. Também presidiram o Secovi/Zona Sul, Sérgio Abreu Neves (duas gestões), Paulo Schuch, Sérgio Roberto Hoferlin Corrêa.

O Secovi\/Zona Sul realiza convenções coletivas de trabalho, fixando salários e jornadas de trabalho dos funcionários de imobiliárias e de condomínios, promove reuniões, cursos e palestras de atualização nas áreas de aluguéis, vendas e administração de condomínios. Oferece consultoria jurídica aos associados e mantém as empresas e profissionais informados sobre assuntos importantes para quem mora, trabalha e investe em Pelotas e região, como segurança, rotina condominial, coleta do lixo, energia elétrica, água, IPTU, crédito imobiliário, locação e venda de imóveis.

EVOLUÇÃO- A trajetória de quase duas décadas do Secovi/Zona Sul foi marcada pela evolução tecnológica trazida pela informatização das empresas e do próprio sindicato, onde a máquina de escrever cedeu lugar ao computador, o fax à internet, alterando o layoute das imobiliárias. O telefone celular ampliou a capacidade de comunicação e locomoção dos corretores de imóveis e a fotografia digital facilitou a exposição, na imobiliária, dos imóveis aos clientes interessados em comprar ou alugar. As mudanças proporcionadas pela nova Lei do Inquilinato e o novo Código Civil também refletiram no mercado imobiliário, exigindo estudos e debates entre empresários, corretores, advogados e demais profissionais do setor.

Os programas de qualidade reformularam a maneira de pensar e agir da maioria das empresas na busca constante de uma gestão proativa que dê sustentabilidade aos negócios imobiliários. A inovação se juntou ao planejamento, organização, liderança e controle. O Secovi Zona Sul aderiu, nos últimos anos, ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical da Fecomércio/RS em sintonia com o novo modo de agir das organizações. (Zulmar Hundertmarck Lessa/Assessora de Comunicação do Secovi/Zona Sul)

Sobre o Sindicato

Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul