31/03/2014 às 15:35 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:55

Coluna Secovi 27.03.2014

Osmar Tavares

Lideranças prestigiam posse da diretoria O Secovi Zona Sul empossou quarta-feira a sua nova diretoria para o quadriênio 2014/2018, em cerimônia festiva que reuniu cerca de 100 participantes, no oitavo andar da Associação Comercial de Pelotas. Na presidência assumiu Sérgio Antônio Jardim Cogoy, da Panorama Imóveis, em substituição a Gabriel de Oliveira Souto Júnior. Na ocasião, estiveram presentes a vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Flávio Gomes, o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis 3ª Região-RS, Flávio Koch, vereador Antônio Peres, todos os presidentes das entidades da Aliança Pelotas, superintendentes regionais do Banco do Brasil, Caixa e Banrisul, representantes do Senac, Sesc, Sebrae, diversos dirigentes sindicais, associados e convidados especiais. 

PREPARADO PARA O CARGO- Sérgio Cogoy disse em seu discurso que está preparado para assumir os desafios do cargo, pois participa desde 2004 da diretoria do Sindicato e sabe que contará com o respaldo dos demais dirigentes para promover ações em defesa do crescimento e qualificação do segmento imobiliário e em benefício da coletividade. Cogoy agradeceu o apoio recebido de seus familiares e colaboradores, do Sistema Fecomércio-RS por meio de Flávio Gomes, bem como dos ensinamentos, incentivo e amizade transmitidos a ele por Sérgio Abreu Neves, fundador do Secovi Zona Sul. Ele destacou, também, que o presidente do Creci gaúcho, Flávio Koch, tem sido para ele um grande exemplo de liderança. 

REVIRAVOLTA DO MERCADO- Em sua mensagem de despedida da presidência do Sindicato, Gabriel de Oliveira Souto Júnior, agradeceu a participação de seus diretores e disse estar convicto de que fez o melhor possível nos últimos quatro anos para honrar o cargo a ele delegado. Conforme o ex-presidente, durante os quatro anos de seu mandato, o mercado imobiliário sofreu profunda transformação pela expansão dos empreendimentos habitacionais na região, exigindo das imobiliárias e corretores de imóveis uma mudança de comportamento na forma de trabalhar em equipes. Ele desejou sucesso a Sérgio Cogoy na nova função sindical.    

BUROCRACIA SUFOCA EMPRESAS- Patrono do Secovi Zona Sul por ter influenciado diretamente na sua fundação em 7 de julho de 1994, Flávio Gomes destacou, em nome do Sistema Fecomércio-RS, que nos dias atuais um dirigente sindical não deve preocupar-se apenas com o seu segmento, mas com a sociedade em geral, permanecendo atento aos acontecimentos políticos que possam interferir na vida de cada cidadão. Ele criticou a alta carga tributária brasileira (36% do PIB) que onera o dia a dia das empresas e não gera o retorno desejado pelos contribuintes e a população em investimentos. De acordo com Gomes, a burocracia governamental fiscal, a multiplicidade de tributos e a quantidade de informações acessórias à legislação sufocam e oneram o bolso das empresas de todos os portes no país.

CANTEIRO DE OBRAS- A vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, aproveitou a participação expressiva de lideranças no evento do Secovi para fazer um balanço do governo Eduardo Leite e expressar, também, o descontentamento do executivo municipal com a concentração da receita tributária na União. Conforme destacou, apenas 15% dos recursos gerados nos municípios retornam a eles, 20% vão para o Estado e 65% para os cofres da União. Ela disse que até agora a administração Eduardo Leite focou as atividades na mobilidade urbana para promover a regularização dos espaços públicos em Pelotas. Foram três frentes de trabalho que resultaram na retirada dos ambulantes do Calçadão, na implantação do estacionamento rotativo e na remoção dos trailers de lanches das ruas e avenidas. Ela anunciou a assinatura, naquela quarta-feira, de um contrato de financiamento no valor de R$ 26,9 milhões entre a Prefeitura e a Caixa, que serão aplicados no Plano de Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas, do PAC2 e transformarão Pelotas num canteiro de obras em 2015. 

FÓRUM ESTADUAL- O novo presidente do Secovi/Zona Sul, Sérgio Cogoy, e a secretária executiva Glaci San Martins participaram sexta-feira em Porto Alegre do Fórum Estadual de Gestão, que debateu assuntos de interesse do setor terciário gaúcho com a participação de Demétrio Magnoli e Luiz Ildebrando Pierry.  O encontro aconteceu no Teatro do Sesc numa promoção da Fecomércio-RS e teve a presença do presidente Zildo De Marchi. Após, os representantes sindicais debateram as propostas do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) para o ano de 2014.  O Fórum continuou à tarde com um workshop sobre o SEGS – critérios x ferramentas e a apresentação do case Gerenciamento de Plano de Telefonia. 

AGENDA SECOVI- Dia 1º de abril, reunião do Grupo Paritário de Trabalho da Ecosul-Aliança Pelotas representa o Secovi Zona Sul; dia 2, palestra Liderança e Coach na Faculdade Senac; dia 3, treinamento de avaliadores do Segs em Porto Alegre; e dia 7, visita do consultor do Segs ao Secovi Zona Sul e palestra Gestão de Mudanças nas Organizações na Faculdade Senac.

Assessoria de Comunicação do Secovi/Zona Sul Jornalista Zulmar Hundertmarck Lessa e-mail: zulmarhl@gmail.com. site: secovizonasul-rs.sicomercio.org.br.   

Sobre o Sindicato

Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul