19/09/2014 às 15:20 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:55

Coluna Secovi 14/09/2014

Zulmar Hundertmarck

Atualização da gestão sindical

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios e Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul (Secovi/Zona Sul) recebeu quinta-feira a visita do consultor de qualidade do Sistema Fecomércio-RS, Ricardo Abud, para a revisão de todas as ações realizadas no período de março a setembro deste ano pela entidade.  A reunião oportunizou, ainda, a atualização dos processos do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) implantado pelo Sindicato e distribuição de cada ação realizada nos critérios de qualidade. O Segs é um programa implantado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Fecomércio-RS para capacitar os líderes e executivos sindicais sobre associativismo e serviços oferecidos aos empresários do setor terciário na defesa dos interesses das empresas que representam.

ENCONTRO DE CORRETORES- Numa promoção do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) serão realizados simultaneamente nesta terça-feira e quarta-feira, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o 6º Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis (ENBRACI), o 3º Congresso Internacional do Mercado Imobiliário (CIMI) e a 3ª Convenção Anual do Sistema Cofeci-Creci (Convensi). O encontro reunirá presidente, delegados e conselheiros de todos os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis do país. De Pelotas, participam o conselheiro regional do Creci, Victor Moreno da Fonseca, e o delegado regional do Creci e presidente do Secovi Zona Sul, Sérgio Cogoy. Os dois integrarão a comitiva do Creci gaúcho, liderada pelo presidente Flávio Koch.

POTENCIAL DE CONSUMO- Nesta edição, o Enbraci e o CIMI terão uma extensa programação voltada ao atual panorama político e econômico do Brasil e também ao mercado imobiliário internacional. Serão tratados temas como Microempreendedor individual; Potencial de consumo das classes C e D; Investidores internacionais; Lucrando com a avaliação de imóveis e perícias; Associações internacionais; Consórcio de imóveis; Como obter residência permanente na Europa usando o mercado imobiliário; Frente parlamentar mista do mercado imobiliário e Ocupação do território brasileiro em 2030. Uma das preocupações do Sistema Cofeci-Creci é o futuro do mercado imobiliário frente à crescente ocupação do território brasileiro. Estudo da ONU alerta que o Brasil será 90% urbano até 2030, ou seja, a maioria dos habitantes se concentrará nas cidades. Mais informações no site: www.convensi.gov.br.

SESC/SENAC- O Sistema Fecomércio-RS comemorou sábado os 68 anos de trabalho do Sesc e Senac, responsáveis pela educação profissional, cultura, saúde, turismo, assistência, esporte e lazer dos comerciários e da população em geral.  Em 68 anos de promoção da qualidade de vida dos comerciários e comunidade em geral, o Sesc ultrapassou os 900 milhões de atendimentos no RS, por meio de ações de saúde, esporte, lazer, turismo, cultura, educação e assistência. Proporcionar bem-estar às pessoas é um dos principais objetivos da entidade, sendo o Sesc um agente de inclusão social. Com 43 unidades operacionais e 22 balcões Sesc/Senac, além das unidades móveis, a entidade tem ampliado sua atuação. No mesmo período, o Senac qualificou mais de 6,8 milhões de gaúchos, alinhando inovação e modernização às demandas do mercado de trabalho. Atualmente, o Senac possui duas faculdades, uma em Porto Alegre e outra em Pelotas, 40 escolas de educação profissional no Estado e 22 balcões de atendimento Sesc/Senac, que atendem os 496 municípios gaúchos e são responsáveis pela formação de mais 200 pessoas por ano.  

GESTÃO DE CLIENTES- A secretária executiva do Secovi Zona Sul, Glaci San Martins, participa quarta-feira, em Porto Alegre, da capacitação promovida pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RIO Grande do Sul, na área de Gestão de Clientes.  Com o objetivo de aprimorar o relacionamento com os clientes, que são os associados e representados dos sindicatos filiados à Fecomércio, a capacitação reunirá executivos e colaboradores daqueles que aderiram ao Sistema de Gestão em Excelência Sindical (Segs).  O treinamento ocorrerá das 9h às 18h, na Fecomércio.

COPERSIND- O diretor do Conselho de Relações do Trabalho do Secovi, André Petry, participou quinta-feira, em Porto Alegre, de reunião do Conselho de Relações Sindicais e do Trabalho (Copersind) na Fecomércio-RS.

ACP/HOMENAGENS- O presidente do Secovi/Zona Sul, Sérgio Cogoy, e o vice-presidente Sérgio Abreu Neves participaram quinta-feira, na Associação Comercial de Pelotas, do jantar comemorativo aos seus 141 anos e entrega dos títulos de Comerciante do Ano, Mérito de Serviços e Instituição Amiga de Pelotas aos empresários, Cléber Farias Berndsen, da Moto Estilo, Clóvis Lena Souto, do Instituto de Radiologia José Cheffe Rahal e ao Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe), presidido por Telmo Leite.

Assessoria de Comunicação do Secovi/Zona Sul

Jornalista Zulmar Hundertmarck Lessa

Sobre o Sindicato

Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul