07/04/2014 às 09:43 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:55

Coluna Secovi 06 de abril de 2014

Congresso Nacional de Sindicatos Patronais
O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios e Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul (Secovi Zona Sul)  será um dos sindicatos gaúchos participantes do 30º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que começa quarta-feira, no Minascentro, em Belo Horizonte, Minas Gereais. O Secovi estará representado pelo presidente Sérgio Cogoy no evento, que reunirá empresários, especialistas e representantes do poder público, dirigentes executivos e assessorias jurídicas dos Sindicatos de todo o país, promovendo o intercâmbio de ideias sobre os mais variados temas ligados ao desenvolvimento do comércio e do sindicalismo patronal brasileiro. Atendendo à crescente demanda por informações acerca da diversidade de impostos, taxas e contribuições oriundos da União, Estados e Municípios, além da grande quantidade de normas que regem o sistema tributário, o tema escolhido para este encontro foi A Inconfidência do Comércio. 

CARGA TRIBUTÁRIA- Numa promoção do Sindilojas Belo Horizonte, o Congresso enfatizará a carga tributária incidente sobre as atividades, incluindo as perdas e as possíveis soluções para este que é um dos principais entraves das empresas brasileiras. Atualmente, o Brasil tem a segunda maior carga tributária entre os países da América Latina e o sistema brasileiro é composto por 61 tributos federais, estaduais e municipais. Segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), no ano passado, o brasileiro pagou de impostos o equivalente ao que ganhou durante 150 dias de trabalho.

FUTURO DO SINDICALISMO- Os desafios econômicos e o desenvolvimento de oportunidades comerciais para as atividades também estarão na pauta das palestras e fóruns que serão realizados até o dia 11, sexta-feira. Na programação estão previstas palestras de lideranças políticas e grandes nomes dos setores jurídicos e empresariais. O senador Aécio Neves falará sobre alternativas à Política Tributária; o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, abordará o Simples Nacional; e o empresário Josué Alencar discorrerá sobre a verticalização das empresas. O congresso terá ainda seminários sobre a expansão das franquias no Brasil, shopping centers, turismo, convenção e acordos coletivos e o futuro do sindicalismo brasileiro.Na quinta-feira haverá um ato simbólico com previsão de reunir 2.000 participantes  numa caminhada pelas ruas de Belo Horizonte, entre a praça da Liberdade até a praça Tiradentes. Durante o Congresso haverá a feira de negócios de produtos e serviços. 

SEGS/PLANEJAMENTO 2014- Nesta segunda-feira, o Secovi Zona Sul dedicará toda tarde para planejar as suas ações em 2014. A reunião é aberta aos diretores e colaboradores do Sindicato. O encontro do planejamento do Secovi terá a orientação do consultor do programa Sistema Excelência em Gestão Sindical, Ricardo Kalil Abud, que também está auxiliando o planejamento e o mapa estratégico de outros sindicatos filiados à Fecomércio-RS com objetivos e diretrizes específicas.  A reunião iniciará às 14h e deverá encerrar às 18h com a participação do presidente do Secovi, Sérgio Cogoy, que também coordena o Segs no Sindicato.  Quinta-feira, na Fecomércio-RS, em Porto Alegre, Cogoy participou do Treinamento dos Avaliadores do Segs. 

MENSAGENS DA POSSE- O Secovi Zona Sul agradece os cumprimentos recebidos pela posse de sua nova diretoria do presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva; presidente do Sindimóveis-RS, Sidney Antônio da Fontoura Gomes; presidente do Secovi-RS, Moacyr Schukster; presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, e presidente eleito Gilmar Bazanella; chefe da agência do IBGE Pelotas, Rogério Krause;  e a secretária executiva do Sindicato das Lavanderias e Similares do RS (Sindilav), Cristiane Montanha. 

FÓRUM ESTADUAL/FOTO- O presidente do Secovi Zona Sul, Sérgio Cogoy, e a secretária executiva Glaci San Martins participaram dia 28 de março, em Porto Alegre, do 26º Fórum Estadual de Gestão da Fecomércio-RS, que tratou sobre Os desafios da gestão para o ano de 2014. Na foto eles aparecem junto com o presidente da Federação, Zildo De Marchi, e o vice-presidente Luiz Carlos Bohn, que lidera a chapa de consenso concorrente às eleições em maio da Fecomércio para o quadriênio 2014-2018.

AGENDA SECOVI- Dia 7 – Reunião Planejamento Estratégico  com consultor Segs – Fecomércio e palestra Gestão de Mudanças nas Organizações  na Faculdade Senac; Dias 9, 10 e 11- Congresso Nacional de Sindicatos Patronais  em Belo Horizonte, MG; dia 15- entrevista na Rádio Universidade (RU).

Assessoria de Comunicação do Secovi/Zona Sul

Jornalista Zulmar Hundertmarck Lessa e-mail: zulmarhl@gmail.com. s

Sobre o Sindicato

Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul