17/06/2014 às 14:55 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:55

Coluna Dominical Secovi

Zulmar Hundertmarck

Secovi e imobiliárias entregam doações da campanha

O Secovi Zona Sul e as imobiliárias participantes da Campanha Inverno Quente entregaram sexta-feira ao Banco de Roupas Madre Teresa de Calcutá os agasalhos, roupas e calçados arrecadados com a ação beneficente. Receberam as doações, a coordenadora geral do Banco Madre Teresa de Calcutá, Maria Eulalie Fernandes, a coordenadora do Banco de Roupas Madre Teresa de Calcutá, Sila Notari, e a diretora Liliane Yurgel. Compareceram à entrega solene das doações, o presidente do Sindicato e sócio proprietário da Panorama Imóveis, Sérgio Cogoy, proprietários e representantes das imobiliárias: Casarão Imóveis, Sérgio Abreu Neves; Prolar Imóveis, André Petry; Predipel Imóveis, Aníbal dos Santos Carreira; Fuhro Souto Consultoria Imobiliária, Moab Magalhães; G3 Assessoria Imobiliária, Geisa Munsberg e Nelson Miranda; JWS Imóveis, Jacyria Waldomiro Silveira; Propriedades Aluguéis e Vendas, Bruno Oliveira e Luciara Souza; Requinte Negócios Imobiliários, Daniel Tavares Conceição.              Instalado na Rua Lindolfo Collor, 80, ao lado da Paróquia São Cristóvão, o Banco de Roupas Madre Teresa de Calcutá recebe doações de empresas, entidades e da comunidade, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. 

REPRESENTAÇÃO- Trabalhar em sintonia com os demais segmentos econômicos e a comunidade é uma das propostas da atual diretoria do Secovi Zona Sul, que no dia 9 deste mês esteve representada na reunião da Aliança Pelotas, no Centro de Eventos da Fenadoce, pelo presidente Sérgio Cogoy e os diretores José Dilmar Alves e Edi Treptow.  Além do planejamento estratégico, a reunião tratou das demandas setoriais a serem encaminhadas aos candidatos políticos nas eleições majoritárias. No dia 11, o Sindicato também esteve representado na reunião almoço do Centro das Indústrias de Pelotas, na Churrascaria Lobão, que teve como convidado especial o presidente da Fiergs, Heitor José Müller.  Participaram o presidente do Sindicato, Sérgio Cogoy, o vice-presidente Sérgio Abreu Neves e o vice-presidente de Finanças e Patrimônio, Eduardo Almeida.

ALIANÇA PELOTAS- Nesta segunda-feira, às 11h, na Associação Rural de Pelotas, o presidente do Secovi Zona Sul, Sérgio Cogoy, participa da reunião de conclusão do planejamento estratégico da Aliança Pelotas. Na última sexta-feira, ele se reuniu com o presidente da Associação Comercial de Pelotas, Max Michels, para o delineamento da missão, visão e princípios da Aliança Pelotas que serão apresentados aos dirigentes das demais entidades na reunião final de elaboração do planejamento.  

PORTARIA NOS JOGOS DA COPA- Como todo brasileiro, porteiro também gosta de futebol, ainda mais se o jogo é da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. É nesta ocasião, porém, que os profissionais que trabalham na portaria dos condomínios residenciais devem redobrar a atenção com a segurança, em razão da mudança de rotina dos condôminos nos dias de jogos. Nestes dias, a tolerância para festas e o excesso de barulho é maior, mas, mesmo assim, é preciso ficar atento às regras do condomínio e à política da boa vizinhança. Os cuidados valem tanto para os condomínios que vão organizar eventos na área comum, como para aqueles em que a festa ocorrerá dentro dos apartamentos. O morador responde por seus convidados. Ele deve orientar os visitantes para seguir as normas do condomínio, como a restrição ao consumo de bebidas alcoólicas em áreas de uso comum.

AGLOMERAÇÕES- Nos dias de jogos da Copa, os moradores e funcionários do condomínio devem evitar aglomerações na portaria do prédio. A vigilância deve ser redobrada no período da tarde, que passa a ter um fluxo maior de pessoas com os jogos. Caso o condomínio tenha circuito interno de TV, as câmeras devem ser convenientemente posicionadas nos salões onde haverá exibição dos jogos, nos corredores e áreas externas, incluindo as garagens. Convêm redobrar a atenção ao receber entregas.

FOGOS DE ARTIFÍCIO- O uso de fogos pelo condômino deve ser evitado ou mesmo proibido nos prédios, já que podem provocar acidentes graves principalmente em condomínios onde há edifícios vizinhos. Não solte fogos contra automóveis, rede elétrica e em lugares que tenham andares superiores, como sacadas.

EVITE CARTÃO VERMELHO- Os condôminos que promoverem festas devem deixar na portaria  uma lista de convidados para controle do porteiro. Caso contrário, o porteiro deve anunciar cada convidado que chegar e não poderá liberar a entrada antes da autorização do morador. Gritos de gol e de comemoração durante as partidas serão bem recebidos, porém, depois das 22h, o horário de silêncio permanece o mesmo.  

REVEZAMENTO- As empresas e condomínios não são obrigados a liberar seus empregados no horário do jogo do Brasil. Nos segmentos que não podem parar, pode-se adotar o rodízio dos profissionais para que todos possam desfrutar desse acontecimento. Cada condomínio deve decidir segundo a sua realidade. Com ou sem aparelhos de televisão ou rádio na portaria, o porteiro precisa manter a concentração no trabalho. Os próximos jogos do Brasil acontecerão nos dias 17, terça-feira às 16h contra o México, em Fortaleza, e no dia 23 de junho às 17h contra Camarões, em Brasília.  

Assessoria de Comunicação do Secovi/Zona Sul

Jornalista Zulmar Hundertmarck Lessa

e-mail: zulmarhl@gmail.com.

 

 

 

 

 

 

Sobre o Sindicato

Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul