30/10/2014 às 15:50 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:55

Atuação do corretor no Ciclo de Palestras do TTI este é um dos assuntos tratados na coluna de 26 de outubro

Atuação do corretor no Ciclo de Palestras do TTI

Nesta segunda-feira, na Escola de Educação Profissional Senac Pelotas, inicia o 3º Ciclo de Palestras do Curso Técnico em Transações Imobiliárias, dirigido a corretores de imóveis, gerentes e diretores de imobiliárias, alunos e professores da instituição. O evento conta com o apoio do Secovi Zona Sul e do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis/3ª Região-RS. O ciclo às 19h30min no auditório do Senac e se estenderá até sexta-feira. A primeira palestra Financiamentos e o mercado imobiliário-perspectivas será proferida por representante do Setor de Habitação da Superintendência Regional Extremo Sul da Caixa. Na terça-feira será a vez do tabelião substituto do Cartório Dunas, Thomaz Malicheski Victória, falar sobre o tema Documentação nas escrituras.

SEGURANÇA DO MERCADO- Quarta-feira, o ciclo terá a participação do supervisor do Departamento de Fiscalização do Creci/3ª Região-RS, Cléber da Costa Santos, que apresentará as ações do Conselho para tornar o mercado mais seguro e confiável aos consumidores e aos próprios corretores de imóveis. Na quinta-feira, o diretor da Prolar Imóveis, André Petry, falará sobre a Gestão dos serviços e negócios imobiliários, embasado na sua experiência como diretor de Operações da Prolar, imobiliária que atua em Pelotas nos três segmentos- Locações, Vendas e Administração de Condomínios.  Sexta-feira, o ciclo encerra com um painel sobre a Experiência profissional de ex-alunos do TTI no mercado de comercialização de imóveis. Integrarão o painel os profissionais Dirceu Balverdú, Rejane Schild e Jair Fernandes. Inscrições e informações, no Senac Pelotas, Rua Dom Pedro II, 901, telefone (53) 3225.8889.

FÉRIAS SESC VERÃO- O Serviço Social do Comércio/RS iniciou dia 17 deste mês as inscrições para o sorteio que dará direito à pré-reserva para a Temporada de Férias Sesc Verão 2014/ 2015 nos hotéis Campestre – POA, Torres e Gramado. Até 2 de novembro, os interessados em integrar o sorteio poderão realizar a inscrição, que ocorre exclusivamente pelo site www.sesc-rs.com.br. No dia 04 de novembro, às 10h, será realizado o 1° sorteio aberto ao público, na Administração Regional do Sesc do Rio Grande do Sul, na Avenida Alberto Bins, 665, em Porto Alegre. A relação dos sorteados estará disponível no site do Sesc/RS do dia 04 até 18 de novembro. Se restar vagas, será realizado o 2° sorteio no dia 11 de novembro, às 10h, no mesmo local. No ato da inscrição, o comerciário deve informar a quantidade exata de adultos e crianças. Os valores são por pessoa e variam conforme categoria. Para os hotéis conveniados ao Sesc/RS, a inscrição inicia dia 18 de novembro, a partir das 8h, nas Unidades do Sesc.

REGISTRO ÚNICO DE IMÓVEIS- O Ministério da Fazenda publicou dia 8 deste mês, no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 656, que concentra os atos de matrícula para imóveis em um único documento. Segundo Paulo Rogério Caffarelli, secretário-executivo da pasta, todas as informações de compra e venda de um imóvel terão um registro único, semelhante ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Com a medida, o Ministério espera aumentar a segurança jurídica dos negócios, desburocratizar as operações de compra e venda e a facilitar a concessão de crédito. A MP 656 criou também a Letra Imobiliária Garantida (LIG), um instrumento que será emitido exclusivamente por instituição financeira sob forma escritural.

UNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM- O presidente do Secovi Zona Sul, Sérgio Cogoy, participou quarta-feira, em Porto Alegre, de um treinamento do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) na área de desenvolvimento de equipes, que contou também com a presença de outros presidentes, diretores e secretários executivos dos sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo filiados a Fecomércio-RS. Orientado pelo consultor da CNC, Leonardo Fonseca, o treinamento teve por objetivo qualificar as equipes que atuam diretamente nas atividades diárias dos sindicatos, evidenciando a importância do uso da gestão, da solução de conflitos e da unificação da linguagem para que os sindicatos falem a mesma língua, troquem informações e se articulem, ficando mais fortes e atuantes.

MARKETING IMOBILIÁRIO- Na quinta-feira, Sérgio Cogoy compareceu ao Seminário Marketing Imobiliário na Internet, promovido pelo portal de imóveis Vida Real e que teve como palestrante, o consultor e coach Guilherme Machado. Com a atuação nacional da área de Vendas, Motivação e Marketing, Machado enfatizou a importância do uso da tecnologia pelas imobiliárias e corretores de imóveis, considerando que hoje 70% dos clientes de imóveis iniciam o contato com a imobiliária pela internet. Segundo Cogoy, o consultor enfatizou a necessidade de manter, com qualidade, a sintonia entre a imagem e o texto na produção do anúncio publicitário de um imóvel de forma a atrair o olhar do consumidor.    

Assessoria de Comunicação do Secovi/Zona Sul

Jornalista Zulmar Hundertmarck Lessa

e-mail: secovi@secovizonasul-rs.com.br

site: secovizonasul-rs.sicomercio.org.br.  

www.facebook.com.br/secovizonasul.rs

Sobre o Sindicato

Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul